Notícias

Demanda por Bitcoin pode sinalizar alta nos preços do BTC

O volume de negociações de Bitcoin na Coinbase, uma das maiores exchanges do mundo, chegou a impressionantes 75% provenientes de investidores institucionais. Essa marca, segundo dados, costuma sinalizar alta no preço do BTC dentro de uma semana. Além disso, as instituições estão comprando muito mais Bitcoin do que é minerado diariamente, criando um cenário promissor para o ativo.

Recentemente, o Bitcoin (BTC) pode ter a chance de novos ganhos à medida que instituições estão aumentando suas compras. Um relatório do especialista Charles Edwards, fundador da Capriole Investments, destacou um crescimento significativo nos fluxos de saída da Coinbase e fez uma análise interessante sobre esses dados.

Análise: Instituições devem impulsionar novos ganhos no preço do BTC

O clima no mercado está mudando. Com a inflação nos EUA apresentando sinais de queda, crescem as expectativas sobre possíveis cortes nas taxas de juros no próximo mês. Nesse contexto, as instituições voltaram a buscar o Bitcoin, que, por sua vez, tem registrado um aumento de volume. Os dados revelam que, apenas nesta terça-feira, 75% do volume da exchange era de investidores institucionais. Em geral, sempre que essa porcentagem ultrapassa o marco dos 75%, os preços tendem a subir na semana seguinte.

A Capriole apontou que a demanda institucional nesta semana equivalia a 600% do volume diário de cerca de 450 BTC que são minerados. E não para por aí. Apenas as tesourarias de empresas adicionaram 810 BTC às suas reservas em um único dia, com a segunda-feira superando a marca de 3.000 BTC.

Bitcoin se beneficia do otimismo com corte de juros pelo Fed

Esses movimentos coincidem com dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de julho, que vieram abaixo do esperado, enquanto o preço do BTC avança em direção a novas máximas. Quando questionado sobre esse comportamento dos investidores institucionais, Edwards atribuiu ao otimismo quanto às taxas de juros.

Ele mencionou que a inflação se comportou como previsto, o que abre espaço para o Fed, o banco central americano, iniciar cortes nas taxas já no próximo mês — e até mesmo três cortes neste ano. Essa expectativa de taxas em baixa normalmente beneficia ativos de risco, e o Bitcoin é frequentemente considerado uma das melhores opções nesse cenário.

Recente análise do CME Group mostra que a maioria do mercado prevê um corte de 0,25% nas taxas em setembro. As projeções para 2025 também permanecem estáveis, mesmo com a atual fragilidade do mercado de trabalho e expectativas de mudanças na liderança do Fed em 2026.

Os investidores continuam atentos, e o simpósio de Jackson Hole na próxima semana promete trazer mais informações sobre o futuro das políticas do Fed. É um momento interessante para o Bitcoin e para o mercado como um todo, que pode estar prestes a passar por grandes mudanças.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo